• Home
    • Trajetória
    • Imprensa
    • Fala Cidadão
    • Atuação
    • Serviços
    • Artigos
    • Blog
    • Contato
    1. Vanderlei Macris alerta para déficit no setor têxtil
      11/06/2007 - Imprensa -

      Brasília (11 de junho) – O deputado Vanderlei Macris (SP) destacou em plenário que na próxima quarta-feira (13), às 14 horas, as comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, de Finanças e Tributação e de Relações Exteriores discutirão em audiência pública os problemas do setor têxtil. Macris chamou atenção para o processo de degradação a que o setor está sendo submetido devido à concorrência desleal dos produtos chineses.

      CHINA

      “O governo anunciou uma elevação da Tarifa Externa Comum de 20% para 35% na importação de confecções, mas deixou de fora justamente o tecido, que também sofre com as importações dos países asiáticos, principalmente da gigante China”, explicou. Segundo o deputado, o Brasil exporta commodities – como o algodão puro – que são transformados e retornam ao nosso país. “A China vem ameaçando fortemente a indústria têxtil brasileira desde que o governo do presidente Lula considerou o país como economia de mercado”, avaliou.

      De acordo com Macris, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit) apontou que o balanço comercial têxtil e de confecções dos primeiros seis meses do ano de 2006 apresentou uma inversão em comparação ao mesmo período do ano anterior. “O saldo positivo de US$ 213 milhões foi substituído por um déficit de US$ 1,7 milhões, e cerca de 260 mil empregos foram eliminados no setor de vestuário nos últimos cinco anos”, disse. O tucano cobrou uma posição do Executivo. “Há um clima de euforia na economia brasileira, mas há alguns segmentos que precisam de uma atenção absolutamente especial do governo. E o que se pede aqui não são regalias especiais. Trata-se de um setor intensivo em mão-de-obra sobre o qual estamos alertando há algum tempo”, concluiu.

      Fonte:Agência Tucana