-
Governador assina decreto que beneficia ex-presos políticos 03/12/2002 - Imprensa -Presos políticos que foram torturados ou dependentes de quem morreu em decorrência de maus tratos em órgãos públicos do Estado durante o regime militar passam a receber indenizações do governo estadual em decorrência de decreto que será assinado nesta quarta-feira (4/11), pelo governador Geraldo Alckmin. Serão beneficiadas 144 pessoas pela legislação aprovada pela Assembléia Legislativa, em dezembro do ano passado, mas esse número pode aumentar dependendo da análise dos 1.711 pedidos protocolados na Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania.
Na época, o Legislativo era presidido pelo deputado Vanderlei Macris (PSDB). Macris intermediou junto ao governo estadual o pedido de uma comissão de ex-presos políticos que havia vários anos lutava pela aprovação da medida.
Os valores das indenizações variam de R$ 3.900,00 até R$ 39 mil, de acordo com a gravidade dos danos sofridos. Para consultar a relação dos beneficiados, o interessado deve acessar o site www.justiça.sp.gov.br e clicar em informações úteis.Fonte:Ivone de Menezes – Assessora de Imprensa

