-
Deputado Macris protocola representação contra Jobim por crime de responsabilidade 18/06/2008 - Imprensa -O deputado Federal Vanderlei Macris protocolou na tarde desta quarta-feira (18), na Procuradoria Geral da República, representação contra o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, por crime de responsabilidade. Macris acusa Jobim de omissão diante do desvio de função dos militares que davam segurança às obras do projeto Cimento Social, no Morro da Providência, no Rio de Janeiro.
Segundo Macris, o Exército foi colocado sob constrangimento ao executar um trabalho incompatível com as funções militares. “Trata-se de um ato de ilegalidade, principalmente porque os militares desenvolviam um trabalho com clara função política e o ministro Jobim tinha a obrigação de adotar as providências cabíveis para fiscalizar, prevenir e impedir as atividades irregulares das Forças Armadas.”
No documento entregue ao procurador-geral, Antônio Fernando de Souza, o deputado reforça que a omissão causou a morte e ferimentos de moradores do Morro da Providência e deixou estremecida a confiança que o Povo deposita no Exército Brasileiro, pois trata-se de quem tem a obrigação de cuidar, proteger, manter a ordem pública, bem como o respeito aos princípios democráticos.
Macris pede ao procurador que denuncie o ministro ao Supremo Tribunal Federal e que solicite ao Ministério da Cidades informações sobre o projeto e os investimentos que estão feitos no Morro da Providência. O deputado pede também cópia do parecer do general-de-exército Luiz Cesário da Silveira do CML enviado ao general Enzo Peri, do Comando do Exército, alertando sobre os riscos da participação militar no projeto Cimento Social.
Fonte:Assessoria de Imprensa

